Exposição reflete os riscos, sonhos e sucessos dos pioneiros do empreendedorismo no Brasil

Entrada da exposição Pioneiros & Empreendedores, no espaço do Sebrae, no Palácio dos Campos Elíseos –
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
.
Apesar das crises de sempre, jovens empreendedores acreditaram em seus sonhos, assumiram riscos e aproveitaram as oportunidades de seu tempo, criando empresas e grupos empresarias bem-sucedidos. 
lidade para A trajetória e a contribuição de 24 grandes homens – inovadores e com uma extrema capacidade de trabalho e flexibimudar de rumo ou estratégia – e de oito mulheres – com legados que transcendem suas vidas – estão representadas na exposição que chega a São Paulo, depois de passar por Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza e Manaus, atingindo a marca dos 100 mil visitantes.

Baseada na trilogia Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil, do professor Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e ex-reitor da Universidade, a exposição homônima é inaugurada nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, e segue em cartaz até o dia 1º de dezembro. 

Ela ocupa o Centro Nacional de Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa, administrado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), no Palácio dos Campos Elíseos, e ainda inclui atividades educativas para estudantes e cursos de atualização para professores.

A mostra é parte integrante do Projeto Pioneiros, criado também pelo professor Marcovitch, um estudo sobre empreendedores dos séculos 19 e 20 para o crescimento e modernização da economia brasileira. “O projeto nasceu em sala de aula. Eu comecei a dar aulas na década de 1970 na USP e pude perceber a falta de referências positivas sobre o empreendedorismo brasileiro”, relata. 

Segundo ele, já havia alguns projetos, como História Empresarial de Vida, com depoimentos de empresários, mas a pesquisa do Pioneiros se estendeu para uma análise sobre os personagens e seu tempo, realizada por estudiosos de áreas distintas, como História e Sociologia, que resultaram em uma bibliografia importante, e ainda em um contexto histórico que se afirmou na exposição.

Além da trilogia, já saíram outros três volumes pelo projeto, dois deles incluindo ensaios sobre a itinerância da mostra, e um outro, Pioneirismo e Educação Empreendedora (acesse o livro na íntegra no Portal de Livros Abertos da USP), reunindo 30 ensaios de professores que lançam propostas para levar esse conteúdo empresarial para as salas de aula de escolas públicas. 

O professor adianta que será publicado um novo título, também sobre educação empreendedora, a partir do curso ministrado, nos 21 e 22 de setembro, durante a mostra, para 35 professores de escolas públicas e do Centro Paula Souza.
.

Na edição paulistana da mostra foram incluídas mulheres pioneiras, com legados que transcendem suas trajetórias, uma delas, Nise da Silveira – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A exposição é interativa e traz filmes e depoimentos dos empreendedores por todo seu percurso 


A exposição Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil foi inaugurada em setembro, e fica em cartaz até o dia 1º de dezembro, com visitação de terça a domingo, das 10 às 17 horas, no Palácio dos Campos Elíseos (av. Rio Branco, 1.269, Centro). Gratuito. As visitas mediadas podem ser agendadas pelo telefone (11) 3224-6953. 

Mais informações neste link.

 Jornal da USP/Claudia Costa

Comentários

Essas valem a pena #TOPTUDO

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Acidente aéreo de 1938 em Laranjal Paulista deixou São Paulo em luto

Palestra abordará os mistérios das Três Pedras e do Frei Fidélis em Botucatu