Livre-comércio - Entenda a teoria por trás de Brasil x UE


Imagine este exemplo: A Venezuela produz milho e sapatos e a França também produz milho e sapatos e ambos comercializam entre si estes bens. Porém a França é mais eficiente na produção desses dois bens. Ela pode fabricar sapatos pela metade do preço da Venezuela e milho por um quinto do preço.

França, portanto, tem a vantagem absoluta na produção desses dois tipos de bens. Diante disso poderíamos supor que a Venezuela não poderia fazer muita coisa para competir com a França e que ao longo do tempo o país se tornaria cada vez mais pobre. Mas não é bem assim.

Neste caso, se a Venezuela se dedicasse todos os seus recursos para fabricar sapatos e a França para produzir milho, juntos acabariam produzindo mais sapatos e milhos do que se cada um produzisse individualmente.

Então a França poderia trocar o milho excessivo pelos sapatos venezuelanos, isso porque a Venezuela tem a vantagem comparativa da fabricação de sapatos, ao contrário do que ocorre com milhos, área na qual é muito menos eficiente do que os franceses.

Nada melhor do que mostrar um exemplo, com outros números, da Lei da Vantagem Comparativa do economista David Ricardo do seu livro “Princípios da economia política e tributação“ de 1817.

Por isso que países que fazem livre-comércio conseguem ser mais produtivos, produzindo mais o que sabem de melhor gerando mais empregos com produtos melhores ao preço mais justo beneficiando as populações envolvidas.

______________________________________________________


Por: Fernando de Camargo 
Conselheiro Financeiro - Graduado em Gestão Financeira com certificação da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais - Tel: (14) 3354-3672 -  (14) 9975-42707 

-------------------------------------------------------------------------------

Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

A história incrível por trás das Tartarugas Ninjas: da paródia à fenômeno cultural

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

Travis Walton, o lenhador que foi abduzido e ficou cinco dias com alienígenas

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Dexco vai inaugurar em Botucatu com estimativa de geração de 350 empregos diretos