Mulheres indígenas chegam na reta final da caminhada de 2.000 km pela Argentina

Mulheres indígenas chegam na reta final da caminhada de 2.000 km pela Argentina, isso é importante pois grupos de mulheres indígenas do país empreendem uma caminhada desde o dia 14 de março em direção à cidade de Buenos Aires. Elas chegarão no dia 22 de maio na capital federal, dia da plurinacionalidade dos territórios. Para o bloco sul, a caminhada total será de cerca de 1.900km, e, para o bloco norte, 1.200km, segundo estimativas recentes das ativistas. Também partiram grupos do leste e oeste do país, reunindo mulheres de diferentes nações indígenas. "Caminhamos para propor que o terricídio seja considerado um crime de lesa humanidade e lesa natureza", afirmam, em comunicado. "Sabemos que não é o melhor momento para sair dos territórios. No entanto, se ficamos em casa, continuam nos matando." O conceito de terricídio foi criado pelo movimento de mulheres indígenas para englobar as diversas formas de assassinato das formas de vida. Trata-se de feminicídio, ecocídio

Inscrições para Desafio Empreenda são prorrogadas



As inscrições para o Desafio Empreenda Botucatu 2019, previstas para terminar na última sexta (23), foram prorrogadas para até a próxima terça-feira (27). Portanto, aqueles que têm alguma ideia de negócio e gostariam de lapidá-la devem entrar no site do Parque Tecnológico Botucatu e preencher o formulário. A participação é gratuita.

Um comitê avaliará a inovação, potencial, valor de mercado e viabilidade técnica de cada projeto. Os selecionados passarão à fase de capacitação. Serão 40 horas (divididas em 10 módulos), com encontros sempre aos sábados, na Fatec Botucatu. A programação inclui palestras, oficinas e mentorias que abordarão temas e técnicas que estimulem a criação ou lapidação de um novo negócio (produto ou serviço).

Ao longo do programa também será disponibilizado, por meio de uma parceria entre o Parque Tecnológico Botucatu e o Núcleo Coaching de Carreira - NUC, encontros semanais com atividades para reforço dos conceitos que serão apresentados.

Podem participar estudantes e professores universitários, estudantes de Ensino Médio ou qualquer pessoa interessada em empreender. Em resumo, basta ter uma boa ideia de negócio e muita vontade de empreender de um jeito diferente. Trata-se de uma oportunidade para se capacitar e iniciar uma jornada no universo do empreendedorismo. 

Cronograma - Desafio Empreenda 2019

Inscrições: prorrogadas até 27 de agosto

Análise dos projetos: 2 a 6 de setembro

Divulgação dos selecionados: 9 de setembro



Capacitações


1 - Apresentação da agência INOVA; Apresentação das metas da escola de inovadores; Palestra âncora; Apresentação dos projetos selecionados (14 de setembro)

2 - Saber empreender com atitudes empreendedoras (21 de setembro)

3 - Design Thinking + Prototipagem / Produtos e Serviços (28 de setembro)

4 - Oficina de CANVAS (28 de setembro)

5 - Legalização e proteção empresarial (5 de outubro)

6 - Tecnologia aplicada aos negócios (19 de outubro)

7 - Fontes de financiamento para startups e a importância das relações institucionais (26 de outubro)

8 - Visão de finanças e mercados (9 de novembro)

9 - Marketing em Startup + Pitch + Clínica de negócios (23 de novembro)

10 - Balcão de mentorias (29 de novembro)


----------------------------------------------------

Comentários