Mulheres indígenas chegam na reta final da caminhada de 2.000 km pela Argentina

Mulheres indígenas chegam na reta final da caminhada de 2.000 km pela Argentina, isso é importante pois grupos de mulheres indígenas do país empreendem uma caminhada desde o dia 14 de março em direção à cidade de Buenos Aires. Elas chegarão no dia 22 de maio na capital federal, dia da plurinacionalidade dos territórios. Para o bloco sul, a caminhada total será de cerca de 1.900km, e, para o bloco norte, 1.200km, segundo estimativas recentes das ativistas. Também partiram grupos do leste e oeste do país, reunindo mulheres de diferentes nações indígenas. "Caminhamos para propor que o terricídio seja considerado um crime de lesa humanidade e lesa natureza", afirmam, em comunicado. "Sabemos que não é o melhor momento para sair dos territórios. No entanto, se ficamos em casa, continuam nos matando." O conceito de terricídio foi criado pelo movimento de mulheres indígenas para englobar as diversas formas de assassinato das formas de vida. Trata-se de feminicídio, ecocídio

Proprietários de spitz alemão, precisamos falar sobre a pelagem de seu pet



Você é proprietário de Spitz Alemão, então sabe que a manutenção da pelagem é, sem dúvida nenhuma, um assunto que você precisa conhecer. 

Este simpático cãozinho originário do leste europeu tem pelagem dupla, ou seja, tem pelo e sub-pelo, como proteção natural devido a temperaturas extremamente baixas.

Sabendo disso, agora falaremos especificamente sobre o manuseio e a manutenção dessa pelagem linda que todo o Spitz apresenta.

Uma das recomendações mais importantes é nunca usar rasqueadeira para a escovação, ela é prejudicial pois arranca o sub pelo. Isso sem dúvida causa danos extensos na beleza da pelagem. O correto para essa raça é usar somente Escova de Pinos sem bolinha na ponta.

É importante saber que o sub-pelo do spitz é bastante delicado e além das funções de isolamento contra, frio ou calor ele tem a função de sustentar o pelo armado. Somente assim que todo esse casaco cumpre sua função.

É fundamental ter em mente que relaxar essa pelagem com produtos inadequados, rasqueadeira e manejo errado causa grandes danos a pele e ao pelo.

Outra recomendação é nunca tosar o Spitz na máquina. Esse segmento de tosa também é responsável por remover parte do sub-pelo. Portanto, é fácil concluir que esse procedimento é extremante prejudicial para a saúde da pelagem do animal de estimação.

Geralmente animais que são tosados dessa maneira, utilizando a máquina, acabam desenvolvendo alopecias. Explicando melhor, essa doença faz com que o pelo leve até 3 anos para começar a crescer novamente. Isso ocorre devido às lesões micro dérmicas causadas no folículo piloso.

______________________________________________________

Por: Suzana Lourençon Goldoni 

Best Groomer Ezze, certificada. Proprietária do Pet-Shop e da escola Latidos e Miados, de Botucatu.
Tel: (14) 3815 - 2219 ou  (14) 99784-8265

Comentários