Mulheres indígenas chegam na reta final da caminhada de 2.000 km pela Argentina

Mulheres indígenas chegam na reta final da caminhada de 2.000 km pela Argentina, isso é importante pois grupos de mulheres indígenas do país empreendem uma caminhada desde o dia 14 de março em direção à cidade de Buenos Aires. Elas chegarão no dia 22 de maio na capital federal, dia da plurinacionalidade dos territórios. Para o bloco sul, a caminhada total será de cerca de 1.900km, e, para o bloco norte, 1.200km, segundo estimativas recentes das ativistas. Também partiram grupos do leste e oeste do país, reunindo mulheres de diferentes nações indígenas. "Caminhamos para propor que o terricídio seja considerado um crime de lesa humanidade e lesa natureza", afirmam, em comunicado. "Sabemos que não é o melhor momento para sair dos territórios. No entanto, se ficamos em casa, continuam nos matando." O conceito de terricídio foi criado pelo movimento de mulheres indígenas para englobar as diversas formas de assassinato das formas de vida. Trata-se de feminicídio, ecocídio

Não sabe o que fazer no recesso escolar? Aprenda Libras



Essa dica chegou diretamente do setor de comunicação da Prefeitura Municipal de Botucatu e é uma opção para as férias escolares, afinal de contas: se você não sabe o que fazer no recesso escolar então aprenda Libras, ou seja a Língua Brasileira de Sinais. 

Agora você deve estar se perguntando cojmo? Pois bem, explicamos, o NAPE - Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado "Alcyr de Oliveira”, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, está com inscrições abertas para o Curso de Libras.

A boa notícia é que as vagas são direcionadas a todos os interessados em se comunicar com deficientes auditivos.

Porém é importante saber que o interessado terá que se dedicar, pois a carga horário é de 20 horas, e realização entre os dias 10 e 23 de julho. 

Portanto não é necessário falar que as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através dos telefones (14) 3811-3160 ou (14) 99731-0754.

Porém não se preocupe, serão disponibilizados três horários: de manhã, das 10h às 12h; à tarde, das 16h às 18h e à noite, das 19h às 21h.

A Língua Brasileira de Sinais foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, cada país possui a sua.  A Libras possui estrutura gramatical própria, onde os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.
Segundo a legislação vigente, Libras constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual motora, com estrutura gramatical própria.

Serviço:
NAPE (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado "Alcyr de Oliveira”)
Rua Amando de Barros, 1520, Centro - Botucatu

Comentários